Ciclo de Palestras

 

 

O objetivo de nosso encontro é refletir, é pensarmos juntos, é trocarmos experiências sobre o que chamamos de fatores emocionais que causam a enfermidade coronariana. Podemos dizer que vamos refletir sobre as atitudes, hábitos do nosso dia a dia, nosso comportamento, nosso estilo de vida, que podem provocar ou contribuir para o agravamento da doença cardíaca.

 

1º encontro:” Psicocardiologia – conceito e histórico” -Rosa Cecília Pietrobon

A Psicocardiologia como área da psicologia da saúde que investiga e trata os fatores de risco psicológicos que favorecem o surgimento de doença cardiovascular, questiona, busca orientar e esclarecer sobre o que leva ao surgimento destas doenças.

 

2° encontro:” O homem na sua integralidade biopsicossocial e espiritual e os fatores de risco da doença cardiovascular” – Conceição de Lemos

A Psicocardiologia refere que o adoecimento sempre se dá por múltiplos fatores:aspectos genéticos,história de vida, características de personalidade, estresse, forma de administrar situações de vida, aspectos emocionais, etc. Implica uma visão do ser humano como uma totalidade, um complexo mente-corpo imerso num ambiente social. (Ramos, 1994).

 

3º encontro: “Promoção da saúde e prevenção da doença cardiovascular da infância à idade adulta” – Rosa Cecilia Pietrobon

A Psicocardiologia tem a preocupação com a promoção da saúde, a prevenção e a reabilitação da doença coronariana, percebendo a necessidade de identificar os fatores de risco médicos e psicológicos desta doença nas diferentes fases do desenvolvimento humano.

 

4° encontro: “Psicocardiologia e os fatores protetores”- Conceição de Lemos

O desenvolvimento da capacidade de resiliência é algo que se adquire como a espiritualidade e são considerados como fatores protetores em se tratando de doenças cardiovasculares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *