Sefaz promove palestra alusiva à Semana do Coração

Para comemorar a Semana do Coração, a Supervisão de Desenvolvimento Organizacional e Qualidade, por meio do Sefaz Vida, promoveu, na última quarta-feira (25), no Auditório da Sefaz, a palestra A Psicocardiologia e a Saúde do Coração. Para tratar do assunto, foram convidadas as psicólogas Rosa Cecília Pietrobon e Conceição Maria Lemos, do Instituto Brasileiro de Psicocardiologia.

 

A Psicocardiologia tem um enfoque interdisciplinar, que defende que não somente o cardiologista deve fazer o atendimento ao paciente cardíaco, mas também profissionais de outras áreas, como nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e psicólogos, de modo a gerar uma mudança comportamental capaz de prevenir ou de evitar o agravamento de doenças do coração. “A Psicocardiologia trata o ser humano como um todo, visando ao seu bem estar físico, mental e espiritual em uma ação multidisciplinar, com interface entre Psicologia e Cardiologia”, explicou Conceição Maria. As palestrantes também falaram da importância de instrumentalizar profissionais da área da saúde para que considerem fatores psicológicos e sociais causadores de doenças cardiovasculares na prevenção e na reabilitação de pacientes.

 

Ao final do encontro, as psicólogas convidaram os presentes para que no dia 30 de novembro participem da 1º Jornada do Instituto Brasileiro de PsicoCardiologia, que ocorrerá na AMRIGS, em Porto Alegre. As informações sobre o evento serão futuramente divulgadas no site do instituto: www.psicocardiologia.com.br.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *