Curso de Extensão Presencial

 

Ensino Presencial – Curso presencial tem uma duração de 50 horas que constarão de 5 encontros de 10 horas cada, em um sábado por mes, totalizando 50 horas. As aulas do curso presencial são ministradas em nossa sede.

 

No curso o aluno reconstrói continuamente o seu conhecimento, desenvolve a sua inteligência e a afetividade é que direciona a ação docente, mesmo que esta ação seja individual e intransferível.  Considera-se indispensável à interação homem-mundo e sujeito-objeto, para que o ser humano se desenvolva e se torne sujeito de sua práxis1.

Portanto, as atividades propostas ao grupo visam a construção do conhecimento integrado a cada contexto de vida, a reflexão crítica e criadora sobre suas experiências e não simplesmente o armazenamento de informações justapostas, sem a incorporação e o comprometimento pelo individuo, que se conscientiza e desenvolve o seu conhecimento.

Neste entendimento não há receitas ou modelos de respostas, mas tantas respostas quanto forem os desafios, aceitando-se respostas diferentes para um mesmo desafio.

O curso de ensino à distância de psicocardiologia será desenvolvido por profissionais que terão como objetivo a construção do conhecimento, promovendo o processo de aprendizagem através da compreensão entre a relação do homem com o mundo e da sua ação transformadora através de uma metodologia de trabalho visando uma permanente investigação e problematização da realidade, através da leitura de artigos, textos e de subsídios trazidos pela nossa equipe, sobre  a psicologia e a interface com a cardiologia (Pichon-Rivière, 1980). O curso será embasado num modelo que tem como proposta um esquema referencial onde a equipe se propõe a uma tarefa e se articula de maneira explicita e implícita, através de papéis por elas concebidos ou adjudicados e de seus referenciais de vida. Esse modelo de Construção do Conhecimento foi baseado numa experiência desenvolvida no ano de 1990 chamada “Cogitare”.

[1] Compreendida por Paulo Freire como ação e reflexão dos homens sobre o mundo, com o objetivo de transforma-lo.