Curso básico em Psicocardiologia:  Infarto, Depressão, Ansiedade:  Qualidade de Vida é possível


Justificativa

A doença cardiovascular aterosclerótica é a principal causa de morte e incapacidade no Brasil e no mundo, determinado pelo um impacto, social, político  e econômico de grande magnitude. Esta doença tem sido fortemente relacionada à presença de determinadas condições, que são chamadas de fatores de risco cardiovasculares. O conhecimento atual sobre os fatores de risco cardiovascular tem proporcionado a visão e, principalmente, o embasamento de propostas mais concretas sobre a necessidade de ações preventivas para as doenças cardiovasculares em idades cada vez mais jovens.

 

Os estados psicológicos influem de forma significativa em nossa saúde. Nossos sentimentos e emoções podem provocar tanto efeitos positivos como negativos em nosso bem estar físico. A visão fragmentada do paciente não contempla suas necessidades biopsicossociais e espirituais, e descontextualiza ou desconsidera o entorno da pessoa. Atualmente, a comunidade científica tem procurado descobrir como os estados psicológicos podem favorecer e/ou prevenir a aparição e o desenvolvimento da enfermidade cardiovascular, e em especial da cardiopatia coronariana.

 

A conexão histórica do coração às emoções caracteriza o processo do adoecimento cardíaco, fragilizando o individuo de uma forma ímpar. A interpretação que o paciente com cardiopatia dá à sua doença é diferente de quando a enfermidade localiza-se em outros órgãos, mesmo que tenha maior gravidade. Seu coração é trazido para o médico como o que possui de mais valioso em sua vida.

 

A Psicocardiologia, como área do conhecimento da Psicologia da Saúde, dedica-se ao estudo dos fatores de risco psicológicos que intervêm na conduta do individuo e que podem favorecer o aparecimento e o desenvolvimento da enfermidade coronariana aterosclerótica, e/ou dificultar seu tratamento e sua recuperação.

 

Seu campo de atuação é a prevenção primária, a prevenção secundária e a reabilitação de pacientes coronariopatas, com o fim de:

 

Informar e promover na população um estilo de vida que ajude a prevenir o desenvolvimento de enfermidades cardiovasculares;

 

Criar e reforçar as redes de apoio social para os pacientes.

 

 

Objetivo Geral

– Aprofundar a temática da Psicocardiologia através de intervenções, nas quais serão utilizados o referencial teórico da Psicologia e da Cardiologia, que servirão de embasamento para a aprendizagem dos conteúdos propostos pelo curso;

 

– Estimular a discussão, o questionamento e a crítica, a pesquisa e a criação de artigos sobre os assuntos no curso;

 

– Instrumentalizar profissionais, estudantes da área da saúde, bem como todos àqueles que se interessam por adquirir conhecimento nessa área, e que tem como enfoque a Prevenção e a Promoção da saúde, de forma a intervir sobre os fatores desencadeantes de cardiopatologias e suas sequelas.

 

Método

As aulas serão realizadas à distância utilizando a comunicação via Correio Eletrônico, inclusive para envio e recebimento dos conteúdos e exercícios propostos, priorizando atividades assíncronas.

 

Inicio e término do curso

Do dia 10 Outubro a 12 de Novembro de 2016

 

Público Alvo:

Profissionais da área da saúde e público em geral.

 

Conteúdos e Cronograma:

1- Num contexto biopsicossocialespiritual  como inserimos os conceitos:  saúde, doença, fator de risco e qualidade de vida na psicocardiologia?
Semana de 10 a 15 de Outubro – Dra. Conceição de Lemos.

 

2- Fatores de risco para  doença arterial coronariana.
Semana de 17 a 22 de Outubro – Dr. Iran Castro.

 

3- Educação para a saúde e a sua importância na prevenção e promoção da saúde cardíaca.
Semana de 24 a 29 de Outubro – Dra. Leila Ortiz  e Prof. Julia Lorenzon dos Santos

 

4- Psicocardiologia e a espiritualidade
Semana de 31 Outubro a 05 de Novembro – Dra. Rosa Cecília Pietrobon.

 

5- Conclusões
Semana de 06 a 12 de Novembro.

 

Inscrições:

As inscrições serão até o dia 26 de Setembro com vagas limitadas (15 vagas).

No momento da inscrição receberão o livro “Infarto, Depressão, Ansiedade: Qualidade de Vida é possível” Lemos 2013

Para fazer sua inscrição, baixe a ficha de inscrição clicando neste link, preencha os dados e envie para contato@psicocardiologia.com.br. Para fazer o pagamento, clique no link abaixo e efetue o pagamento via Pagseguro. Assim que identificarmos seu pagamento e recebermos sua ficha, enviaremos a confirmação de sua inscrição.

 

Valor: R$280,00

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *